(35) 3713 - 1352 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00

Você sabia que a implantação de um aquecedor solar pode ajudar você a vender sua casa por um valor maior depois? Veja no post a seguir como um sistema de aquecimento solar pode valorizar o imóvel onde estiver instalado, além de contribuir com o meio ambiente e ser um investimento seguro.

 

Vantagens de um aquecedor solar

A principal vantagem de um aquecedor solar, como sabemos, é a economia na conta de luz. Isso ocorre porque o chuveiro elétrico é o dispositivo que mais consome energia elétrica numa residência. Assim, a instalação do sistema de aquecimento heliotérmico elimina o maior gasto da sua conta de luz.

Outras vantagens incluem

  • Autonomia energética para os moradores;
  • Sustentabilidade ambiental;
  • Valorização imobiliária.

 

Instalação de aquecedor solar enquanto investimento

Ainda que o custo inicial possa ser um pouco elevado, a grande economia propiciada pelo uso do aquecimento solar acaba balanceando a “dor” do desembolso inicial. Nesse sentido, podemos pensar em sistemas de aquecimento solar como investimentos de longo prazo.

A razão disso é que o prazo de retorno do investimento em energia solar é estimado em 4 anos, ainda que isso varie conforme o projeto, a região, entre outros fatores. Com a crescente popularização do uso da energia solar, tanto de placas fotovoltaicas quanto de aquecedores solares, este prazo tende a diminuir.

Com a implementação da Portaria Nº538/2015 do Ministério de Minas e Energia, a energia solar no Brasil ganhou fôlego, tornando-se tendência de mercado e, por conseguinte, um investimento seguro.

Ainda que a portaria refira-se às placas fotovoltaicas, ele evidencia a mentalidade que tem se tornado cada vez mais forte no país, que é a de buscar a segurança energética individual. Nesse sentido, o aquecimento solar está incluído na tendência do mercado de energia solar.

Evidência disso é que hoje são encontradas várias linhas de crédito específicas para a aquisição de sistemas de aquecimento solar e placas fotovoltaicas, entre os quais podemos citar: BNDES Eficiência Energética e CEF Construcard.

 

Um aquecedor solar valoriza o imóvel onde estive instalado

Considerando-se que a consciência ambiental tem se consolidado no comportamento dos consumidores, podemos afirmar que a sustentabilidade é uma tendência que veio para ficar.

Não só ficará como deverá, inclusive, expandir-se. A crise ambiental no país tem expressado-se na diminuição do potencial gerador de energia das hidrelétricas instaladas. Assim, a sustentabilidade ambiental também significa sustentabilidade financeira e econômica.

Estudos realizados em 2015 nos Estados Unidos concluíram que a instalação de sistemas solares de energia podem valorizar em até 4% o imóvel em questão. Não há esse estudo no Brasil, ainda.

Porém, imagine-se na posição do comprador de uma casa: você encontrou duas casas praticamente iguais, sendo que uma delas tem sistemas de energia solar instalados. Qual você escolheria?

Mesmo que você pague mais caro inicialmente, a economia e a independência energética oferecidas pela presença desses sistemas compensará rapidamente o maior custo inicial.

Os sistemas solares de aquecimento trazem a possibilidade de o consumidor proteger-se contra as desagradáveis surpresas trazidas pelos reajustes tarifários da concessionária de energia. Também, é importante mencionar que o consumidor estará fazendo a sua parte para contribuir com a promoção da consciência ambiental.

Ou seja, a instalação dos sistemas de aquecimento trazem maior liquidez à venda do imóvel, uma vez que os potenciais compradores já terão em mente que seus custos com energia elétrica serão menores do que se optassem por uma residência convencional.

O aquecedor da SolarMinas, por sua tecnologia a vácuo, é certamente um elemento de diferenciação no mercado imobiliário. Devido à alta eficiência de absorção de irradiação solar e mínima perda térmica, esse dispositivo garante maior ganho de energia e economia ainda maior. Além disso, nosso produto tem alta resistência a impactos, suportando até mesmo chuva de granizo.

Assim, os aquecedores solares fazem parte de uma tendência de mercado que veio para ficar, tratando-se de um excelente investimento de longo prazo. Não obstante, contribui para a sustentabilidade ambiental, econômica e energética do país, constituindo elemento de valorização do imóvel onde estiver instalado.

Você conhece algum estudo a respeito da valorização dos imóveis que empregam aquecedores solares? Comente aqui e compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

Fechar menu