(35) 3713 - 1352 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00

A resposta é sim! Veja no post de que jeito isso acontece.

Aquecedores solares geram menos calor no inverno, mas seguem funcionando e economizando energia. Neste artigo, explicaremos como é feito o aquecimento da água no inverno quando se usa sistemas solares.

Balança mas não cai

O sistema de aquecimento solar utiliza a radiação solar como fonte térmica. No inverno, além da maior quantidade de nuvens no céu filtrando a luz solar, a inclinação da Terra varia, diminuindo a quantidade de energia que chega à superfície terrestre.

A capacidade de aquecimento de água dependerá, é claro, da quantidade de sol que incide em sua região durante o ano. Normalmente, os sistemas de aquecimento solares são projetados conforme a demanda estimada ao longo do ano. Isto é, levando em conta o tamanho da sua família e o tempo médio dos banhos em sua casa, além dos aspectos climáticos da sua região.

Com a redução da energia que chega nos coletores, há diminuição na capacidade de aquecimento, mas não interrupção total.

Mesmo assim, compensa

Ainda que a capacidade de aquecimento diminua nos meses mais frios, ela não é totalmente interrompida. Nesse sentido, há uma espécie de “aquecimento residual” que ajuda na hora de acionar o sistema auxiliar. Com a tecnologia de hoje, a forma de compensar a perda de energia solar incidente nos períodos mais frios seria por meio do aumento da superfície coletora ou utilizar o sistema elétrico ou a gás.

Tipicamente, esse sistema consiste na instalação de um chuveiro elétrico passível de acionamento nos dias em que o armazenamento de água quente não seja suficiente. Como ainda há esse aquecimento residual, o chuveiro não precisa gastar tanta energia para aquecer a água, reduzindo os custos de maneira indireta mesmo quando o sistema não está funcionando plenamente.

O projeto é feito de maneira a não faltar água quente por um longo período. Por outro lado, ainda que o sistema seja desenhado para armazenar água quente por bastante tempo, se o dia estiver nublado ou chovendo há vários dias, ele não será capaz de fornecer água quente, sendo necessário nesse caso fazer uso de aquecimento elétrico ou a gás.

E esse armazenamento de água quente? O que é?

O sistema de aquecimento solar residencial é desenhado caso a caso. Dessa maneira, o dimensionamento do reservatório térmico dependerá da demanda dos moradores da residência em questão e do orçamento disponível.

O reservatório térmico, ou Boiler, é um tanque termicamente isolado. Nele, é armazenada a água aquecida que será consumida posteriormente. É necessário manter o reservatório é sempre cheio, sendo este alimentado por uma caixa de água fria.

A capacidade de armazenamento e de conservação de calor dependerá das dimensões do tanque e do material utilizado, assim como dos hábitos dos habitantes da casa. Quer dizer, se você toma banhos longos, pode ser que você esgote seu reservatório de água quente mais rápido e acabe precisando usar o sistema de aquecimento elétrico ou a gás.

Compensa ou não compensa?

Como você pôde ver pelo texto, mesmo com a diminuição da incidência de energia solar durante os meses frios, o aquecimento solar ainda é vantajoso. A eficiência do reservatório depende do tamanho do tanque e do material utilizado, e a viabilidade dele depende do quanto você quer ou pode investir nisso. No caso de locais mais frios, é recomendável que você invista um pouco mais nesse mecanismo, assim como adquira o hábito de tomar banhos mais curtos no inverno. Dessa forma, você garante a economia na sua conta de luz e a sua sustentabilidade ambiental e energética ao longo do ano todo.

Além disso, o Brasil tem grande potencial para aumentar a implantação do emprego de energia solar no país, tendência que tem se confirmado ao longo dos anos. Com o tempo, essa tecnologia ficará cada vez mais barata e com o prazo de retorno de investimento cada vez mais curto.

Esse conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário e compartilhe com a gente outras dicas que você conheça para economizar na conta de luz estando em dia com o planeta! Se tiver dúvidas, pergunte-nos! Ficaremos felizes em ajudar.

Deixe uma resposta

Fechar menu