Confira seis incríveis dicas de gestão e liderança para ajudar sua equipe de vendas a ficar motivada e suas vendas de aquecedores solares decolarem
A motivação começa na auto-estima. Por isso, você deve trabalhar em fortalecer a auto-estima de cada indivíduo para que haja melhor coesão no grupo. Com uma equipe de vendas autoconfiante, a entrega de resultados excelentes será cada vez mais frequente. Para isso acontecer, cada vendedor deve estar ciente das necessidades dos clientes para formar relações de confiança com eles. Veja a seguir seis dicas que preparamos para ajudar você e sua equipe a decolarem na venda de aquecedores solares.
1. Crie objetivos e metas para a equipe de vendas
Antes de cobrar, esclareça. Para uma pessoa se sentir motivada, ela deve entender o que é esperado e em que padrão de qualidade. Pense numa corrida: como você se sentiria se tivesse que correr muitos metros sem saber onde é a linha de chegada ou quantos metros exatamente você deve correr? Motivado ou desmotivado? Pois é. Esclarecer onde é a linha de chegada é vital para criar um nivelamento de expectativas. Uma vez esclarecido o ponto de chegada, divida os resultados em tarefas e realizações. Isto é, crie metas quantificáveis e acompanhe o desenvolvimento do processo.
2. Crie sistemas de reconhecimento e recompensa
Uma vez traçados os objetivos e metas, crie um modo de medir as realizações dos seus funcionários. Em outras palavras, reconheça a realização de um bom trabalho de maneira justa. A melhor forma de fazer isso é por meio de uma meta quantificável. Por exemplo: suponha que você tem uma equipe de três vendedores que em média vendem seis aquecedores por mês. Isso indica uma média de dois por vendedor. A partir disso, você pode criar a meta de subir as vendas para três por pessoa e nove no total. Se a meta coletiva for alcançada, será oferecido um bônus de 10%. Se o objetivo individual for alcançado, 12%. Desse modo, você tem programas de incentivo de melhoria contínua da entrega de resultados.
3. Dê feedbacks de maneira inteligente
É importante reconhecer quando o funcionário fez um bom trabalho. Neste caso, faça-o no momento em que o bom resultado foi entregue. Isso irá criar um referencial positivo em relação ao esforço dela e o resultado. Em contrapartida, se precisar chamar atenção de alguém, nunca constranja a pessoa em público. Chame-a discretamente para uma conversa particular e dê o feedback claramente sobre o que era esperado e o que ocorreu de errado.
Procure sempre preservar a auto-estima de seus funcionários. Em especial na área de vendas, a autoconfiança é impreterível para o sucesso. Por sua vez, o nível de autoconfiança é balizado pela auto-estima. Tenha muito cuidado ao dar feedbacks para sua equipe de vendas.
4. Aprenda a prospectar de modo correto
Um equívoco comum de vendedores principiantes é supor que todo mundo é seu cliente. Você deve tratar todo mundo bem, mas precisa aprender a reconhecer quem realmente é um candidato a comprador do seu produto. Isso é feito aprendendo a diferenciar quem poderia comprar de quem vai comprar. Para prospectar clientes corretamente, você pode usar o conceito de “Jornada de compra” para saber em que etapa do processo de tomada de decisões ele está. Invista sua energia em quem está mais apto a fechar negócio com você e trate com cortesia, porém não exclusividade, quem não está.
5. Crie uma relação de confiança com os clientes
Pessoas não compram de quem elas não gostam e/ou não confiam. Assim, é mais importante você ser capaz de criar um relacionamento com seus clientes ou prospectos do que fechar a venda propriamente. Ou seja, faça um cliente, não uma venda. A razão disso é que a venda é um ato só, que acaba quando a pessoa faz o pagamento pelo produto. Por outro lado, quando você faz um cliente, você terá alguém que potencialmente comprará muitas vezes de você, poupando o esforço de precisar prospectar continuamente por novos clientes.
Para a relação ser criada, aborde os clientes com o desejo de ajudá-los a resolverem um problema ou conquistar algum objetivo deles, não com o intuito de vender um produto ou serviço. Isso irá criar a sensação de que você está jogando no time do seu cliente, que se sentirá confortável em fechar negócio com você. Certifique-se de que todos em sua equipe tenham essa abordagem. Assim, você criará uma coesão e um ambiente de profissionalismo que fará seu cliente se sentir acolhido.
Lembre-se que, se você não cuidar de seus clientes, seus competidores irão cuidar.
6. Treine sua equipe de vendas
Por fim, é importante que equipe esteja nivelada, tanto no que se refere a informações sobre o produto quanto ao código de conduta esperado de cada pessoa e do time. Dependendo do caso, é interessante investir em educação para garantir que todos sejam capazes de esclarecer as dúvidas dos clientes.
Assim, esclarecer a linha de chegada é o primeiro passo para manter a motivação da equipe de vendas elevada. Além disso, busque reconhecer e incentivar seus funcionários dando feedbacks continuamente. Certifique-se de que todos seus funcionários compreendem a importância de criar uma relação com os clientes e não necessariamente fazer uma venda imediata. Por fim, se necessário, invista em treinamentos. A educação continuada é uma as formas de mostrar profissionalismo e comprometimento para seus clientes.
Achou esse conteúdo interessante e útil? Então não deixe de ler as dicas que preparamos para você gerenciar sua empresa de aquecimento solar de forma excelente!