Saiba como marketing digital e aquecimento solar podem trabalhar juntos para trazer melhores resultados para sua empresa
Vivemos na era da internet. Quase todos os setores hoje em dia contam com, pelo menos, um web site empresarial. Além disso, alterações no balanço cliente x empresa originadas da profusão de informações disponíveis online têm obrigado a atualização dos conceitos de propaganda e divulgação de marcas. Veja no artigo a seguir como marketing digital e aquecimento solar podem andar juntos para promover sua empresa, trazer mais clientes e aumentar seu faturamento.
O que é marketing digital?
Iniciaremos definindo o que é o marketing digital. Em seguida, mostraremos por que é importante fazê-lo.
Todo marketing é uma forma de ampliar as relações. No caso de empresas, são relações comerciais ou de trabalho. Desse modo, marketing digital é o somatório das ações que uma pessoa ou empresa realiza como intuito de promover a si ou a sua marca online. Por sua vez, a visibilidade pretende criar ou aumentar a autoridade da marca, arrebanhar novos negócios e desenvolver relacionamentos com pessoas ou empresas do setor.
Entre as principais estratégias do marketing digital estão Search Engine Optimization (SEO), Inbound marketing e marketing de conteúdo. O SEO é a otimização para mecanismos de busca. Está relacionado ao marketing de conteúdo e visa tornar seu conteúdo mais facilmente encontrável em sites de pesquisa, como o Google.
A seu turno, o marketing de conteúdo é qualquer material criado com o intuito de educar, informar ou entreter um cliente em potencial. Com isso, pretende-se criar autoridade da marca e uma relação de confiança com o cliente, para quando ele estiver pronto para comprar, escolher o seu produto. Por essa razão, o conteúdo produzido deve falar a linguagem do cliente.
Para assegurar que isso está sendo feito, o time de marketing deve criar as personas. Estas são o “estereótipo ideal” do seu cliente, incluindo aí aspectos demográficos (idade, gênero, região onde mora), profissionais e mesmo emocionais. A definição da persona será importantíssima para a conversão de leads em clientes, e determinará também o fluxo de nutrição, que é feito por envio de e-mails. Isso porque a personalização do atendimento ao cliente é um ponto chave na estratégia de Inbound marketing, que se diferencia do marketing convencional por não forçar a compra do cliente, priorizando a criação e manutenção do relacionamento de confiança com os clientes, potenciais ou efetivos. Em outras palavras, a persona é uma forma detalhista de segmentação do mercado, levando em conta a etapa em que a pessoa se encontra no funil de vendas: compreensão de um problema, pela consideração e decisão de compra. Toda estratégia de marketing de conteúdo deve incluir uma Call to Action (CTA), que é a solicitação do engajamento do leitor com seu conteúdo. Isso pode ser feito solicitando a inscrição para uma newsletter, compartilhamento em redes sociais, etc.
Como marketing digital e aquecimento solar se relacionam?
O principal fator em comum entre o marketing digital e o setor de energias renováveis é o uso de tecnologias. Outro fator em comum é o público alvo. De modo geral, quem opta por um sistema de aquecimento solar possui certo nível de informações e senso crítico. Portanto, são pessoas que provavelmente buscarão informações na internet, especialmente para verificar a reputação de uma empresa e a sua autoridade no setor.
Uma vez que um dos pilares do marketing digital é justamente o conteúdo informativo, esses clientes em potencial irão se deparar com informações disponibilizadas pela sua empresa. Se a estratégia estiver bem alinhada, rapidamente você será capaz de criar uma relação com essa pessoa, que então se tornará um lead.
Além de ser um potencial comprador, conhecer o perfil de consumo dessa pessoa pode contribuir com sua estratégia de vendas, economizando nos gastos que você teria ao prospectar clientes de outra forma. Ou seja, o marketing digital é barato quando comparado com outras estratégias, pois conta com a enorme rede de divulgação que são as redes sociais.
Desse modo, marketing digital é o conjunto de ações realizadas online por uma empresa ou pessoa com o intuito de aumentar as relações, vendas, visibilidade ou autoridade de uma marca. Marketing digital e aquecimento solar, por serem temas atuais que envolvem novas tecnologias, podem se relacionar positivamente, trazendo mais visibilidade e oportunidades de negócios para ambos.
Entendeu como marketing digital e aquecimento solar podem conversar? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos e os ajude a entender melhor esse tema!