A importância de fidelizar o cliente para garantir a sustentabilidade financeira da empresa de aquecimento solar
A fidelização de cliente é tão importante quanto a captação. Para que isso ocorra, o primeiro passo é compreender qual a necessidade do cliente e saber como a empresa de aquecimento solar será capaz de suprir essa demanda.
Com a disponibilidade de outros aquecedores solares no mercado, é muito comum que a decisão final de compra dependa fortemente do atendimento ao cliente. Veja no post a seguir como encantar o cliente é indispensável para fidelizar os clientes de aquecimento solar.
Como encantar o cliente
O primeiro passo para encantar o cliente – e fidelizá-lo – é deixar claro que você compreende qual é a necessidade dele e que seu produto a preenche de forma satisfatória. Não é interessante “forçar a barra”, pois isso cria uma impressão negativa e uma má experiência de compra para o cliente, o que pode impactar negativamente em suas vendas em outro momento.
No caso de aquecedores solares, é importante saber esclarecer as dúvidas do cliente quanto aos custos e aos benefícios que ele pode esperar. Portanto, o vendedor deve saber explicar quanto aos aspectos de redução de custos, praticidade e sustentabilidade associados à adoção dessa tecnologia. Com isso, o cliente se sentirá seguro, pois saberá que pode confiar na empresa por se sentir acolhido.
O segundo passo é entregar o que foi prometido. Isso contribui muito para a criação de uma impressão favorável da empresa. Situações como a entrega dos aquecedores solares no prazo contam enormemente para a reputação da empresa no mercado.
Hoje em dia, com a grande disponibilidade de informações na internet, os clientes estão acostumados a serem tratados com atenção. Dessa forma, a empresa que conseguir criar metodologias sob medida de atendimento terá melhores chances de se posicionar bem na percepção do consumidor.
Como manter o encantamento para garantir a fidelização de cliente
Após o encantamento inicial, uma informação muito importante: o pós venda importa, e muito! Embora essa noção não tenha sido inteiramente incorporada por muitas empresas brasileiras, o pós venda faz toda a diferença na percepção de qualidade no atendimento.
Por essa razão, é interessante encontrar formas de manter o contato com o cliente, até mesmo para nutrir a relação até que ele esteja pronto – talvez – para mais uma aquisição de um produto seu.
Além de se manter presente na mente do seu cliente (o famoso quem não é visto não é lembrado), você estará coletando informações sobre o perfil de quem adquire seu produto. Essa informação é estratégica tanto para o time de vendas quanto para os gestores da empresa.
Uma das formas modernas de manter contato e nutrir a relação com o cliente é por meio de e-mail marketing. Alguns dados mostram que 92% dos adultos utilizam e-mail. Ou seja, é um canal de grande alcance e baixo custo. Não obstante, a maioria das pessoas lê sim os e-mails promocionais, desde que não sejam spams!
Qual a importância da fidelização de cliente para o mercado de aquecimento solar
A prospecção de novos clientes é, certamente, uma das etapas mais caras na jornada de vendas de qualquer produto. Além disso, o investimento em marketing requer planejamento cuidadoso e embasado na própria experiência de mercado da empresa, desde que considerando o fluxo de entradas e saídas.
Dependendo da estratégia de marketing, seu custo da pode ser impactante. Uma das soluções para isso é fidelizar o cliente. Em geral, estratégias de fidelização custam menos do que sair em busca dos mesmos.
No setor de aquecimento solar não é diferente. Uma das estratégias de marketing mais eficientes segue sendo o famoso “boca a boca”. Isto é, quando, a partir de uma experiência encantadora de compra com seu produto, o cliente indica você a outro cliente, poupando a empresa do esforço de marketing. Com isso, o novo cliente estará mais propenso a adquirir seu produto, requerendo também menor esforço de venda.
Desse modo, a fidelização de cliente é uma estratégia de marketing mais barata do que a prospecção. Além disso, a experiência de encantamento do cliente com seu produto facilita a jornada de compra de outro cliente, tornando-o apto a comprar com você mais rapidamente do que por meios mais convencionais.
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