(35) 3713 - 1352 Segunda - Sexta 08:00 - 18:00

No post a seguir, vamos comentar as razões para se usar o aquecimento solar à luz da situação atual da matriz energética nacional e porque essa tendência tem se confirmado, mesmo com a crise.

As mudanças climáticas são uma realidade cada vez mais evidente para os habitantes da região sudeste do Brasil. Em especial, a falta de chuva tem ocasionado os mais diversos tipos de problemas ambientais, econômicos e sociais.

Isto porque os rios, onde são feitos os barramentos para a geração de energia hidroelétrica, também são a fonte de água para consumo humano e animal, além de serem utilizados para irrigação em muitas áreas do interior de Minas Gerais e São Paulo.

Os impactos ambientais ocasionados por essas ações têm ocasionado a redução da vazão dos rios e, por conseguinte, da capacidade de geração de energia elétrica. Essa dificuldade se traduz em aumentos de custos na produção de energia, que é repassada ao consumidor final, aumentando o preço da conta de luz.

Veja a seguir 5 motivos para você optar por usar um aquecedor solar em sua casa.

1.    Economia de luz

Já comentamos aqui o quanto o chuveiro elétrico consome de energia, sendo inclusive um centro de custos na conta de luz. O aquecimento solar, por eliminar a necessidade do chuveiro elétrico, pode ajudar você a economizar até 40% do valor que você gasta atualmente com energia.

2.    Segurança energética

A crise energética brasileira não é novidade. Ainda que esta realidade esteja lentamente se alterando no país, a situação de insegurança energética deve seguir, em razão das dificuldades políticas e econômicas pelas quais o Brasil passa.

Nessa conjuntura de incertezas, fica clara a razão pela qual os consumidores e investidores seguem optando pela implantação de sistemas solares de aquecimento em suas residências, com o intuito de diminuir os custos cada vez maiores de energia e garantir a segurança energética de suas casas.

3.    Sustentabilidade ambiental e econômica

Sustentabilidade ambiental e econômica andam de mãos dadas. A matriz energética brasileira ainda está bastante aquém do adequado em termos ambientais, uma vez que ainda usamos usinas termoelétricas baseadas em combustíveis fósseis para a geração alternativa de energia.

Tais usinas, além de ineficientes, têm alto custo ambiental e financeiro de acionamento. Isto é, emitem altas concentrações de gases de efeito estufa, principalmente dióxido de carbono, que ocasiona o agravamento do aquecimento global.

Desta forma, ao utilizar um aquecedor solar, você estará diminuindo a pressão sobre a matriz energética nacional. A razão disso é que o acionamento das termelétricas se dá principalmente na hora do banho dos brasileiros, que é considerada a hora do pico.

Substituindo o chuveiro elétrico, grande vilão da conta de luz, por um aquecedor solar, você estará não apenas diminuindo o seu próprio custo com a conta de luz, mas contribuirá com o aumento da sustentabilidade ambiental do país.

4.    Fonte virtualmente inesgotável de calor

A energia do sol um dia irá terminar. Porém, só dentro de bilhões de anos, tornando a geração de energia a partir do sol praticamente inesgotável. Ainda que possa haver oscilações em razão das sazonalidades do clima e das estações, o Brasil tem um clima favorável a esse sistema.

É que o país conta com o equivalente a 2.500 horas de sol por ano, que é 70% superior ao que chega no continente europeu, por exemplo. Diferente da energia hidrelétrica e de combustíveis fósseis, a solar é uma fonte limpa, estável e com baixíssimo impacto ambiental

5.    Investimento seguro

Pode parecer um contrassenso mas, na verdade, a conjuntura de insegurança política, econômica e financeira do país tem contribuído para a expansão dos investimentos em energia solar de forma geral.

A razão desse comportamento é, conforme mencionado, a busca pela diminuição dos custos com a conta de luz e pela segurança energética. Além disso, a urgência por modelos ambientalmente sustentáveis tem se expressado cada vez mais nas decisões de compra dos consumidores.

Conheça mais sobre nosso aquecedor solar e saiba como essa tecnologia pode ajudar você a garantir economia, segurança e sustentabilidade energética para você e sua família.

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, dúvida ou elogio aqui e compartilhe seus pensamentos conosco!

Deixe uma resposta

Fechar menu