Tem dificuldade para entregar os aquecedores solares no prazo? Veja essas dicas da Solar Minas para ajudar sua empresa a melhorar a logística
Uma boa logística de entrega é uma questão de inteligência de mercado. Ou seja, faz parte da estratégia de planejamento e ação da empresa. A experiência dos consumidores com os produtos adquiridos não se encerra depois que a compra é realizada. A etapa do pós venda é fundamental para assegurar que seus clientes se tornem promotores e não depreciadores do seu produto. E a entrega é um dos principais itens avaliados pelos consumidores quando o tema é qualidade do serviço. Veja no post que preparamos para você o que fazer para entregar os aquecedores solares no prazo e assim melhorar sua relação com seus clientes.
Conheça os indicadores de qualidade dos serviços logísticos (LSQ)
Os índices de LSQ (Logistics Service Quality) são números de referência no controle de qualidade da entrega dos serviços. Esse índice surgiu do entendimento a respeito da importância do pós venda: se a empresa não provê atendimento nessa etapa, a percepção do cliente é de falta de lealdade por parte da companhia onde ele adquiriu o produto. Seu cliente se sente “abandonado”, por assim dizer. Quase todo mundo já passou por uma experiência dessas em suas compras.
Assim, os pesquisadores Adrian Micu, Kamer Aivaz e Alexandru Capatina dividiram a LSQ em duas hierarquias principais:
- Operacional: capacidade da empresa em prover os produtos e serviços de acordo com a demanda do cliente, em termos de características físicas.
- Relacional: capacidade da empresa de compreender e responder pro-ativamente as exigências do cliente. Tem como foco a confiança dos clientes em sua marca.
Os pesquisadores comprovaram, também, que a logística está fortemente relacionada à percepção sobre a qualidade do seu produto por parte do cliente. Na pesquisa, foi demonstrado também que o indicador mais relevante na satisfação dos consumidores é a relação entre o consumidor e os responsáveis pela loja.
Em outras palavras, os tempos e o formato do comércio mudaram, mas a necessidade de relacionamento com o cliente não. Na verdade, tornou-se ainda mais delicada. O que a pesquisa indica, por outro lado, é que existe um nível de tolerância maior com as dificuldades operacionais, desde que o relacionamento seja leal. Afinal, qual empreendedor brasileiro não sabe da dificuldade que é operacionalizar a logística no país, não é mesmo?
Construa sua estratégia de entrega de aquecedores solares
Após conhecer o LSQ, a próxima etapa é pensar em como elaborar um indicador representativo da sua empresa. Desse modo, você será capaz de controlar seus resultados e assim garantir suas vendas, a partir da formação de uma relação de confiança com seu cliente e de uma capacidade realista de entrega. Veja a seguir.
Pergunte a seu cliente como foi a entrega
Existem três índices principais no Brasil:
- NPS (Net Promoter Score): em que o consumidor dá uma nota de 0 a 10. Se a nota estiver entre 0 a 6, o cliente se torna um depreciador; notas 7 a 8, o cliente é neutro e 9 a 10 o consumidor se torna um promotor do produto.
- Ebit: mais detalhado, leva em conta também a experiência de compra além da de entrega. Também permite comentários dos consumidores, o que pode trazer insights importantes para a melhoria dos serviços.
- Selo RA1000: criado pelo site Reclame Aqui, baseia-se na velocidade de resposta da empresa em relação à demanda do consumidor no site da Reclame.
Crie prazos realistas
Para que você possa cumprir o que prometeu a seus clientes, é muito importante pensar em prazos realistas. Para isso, você deve conhecer bem seus processos internos, os prazos dos seus fornecedores e, principalmente, o que fazer em caso de imprevistos.
Além disso, a região onde será feita a entrega influenciará muito no prazo. Alguns locais são de mais difícil acesso do que outros, o que pode significar que adaptações nas rotas precisarão ser feitas. Se a entrega ficar muito complicada, pode ser interessante trabalhar com empresas terceirizadas.
Trabalhe com entrega agendada
A pior coisa na vida de um consumidor é ter que ficar esperando pelo entregador, sem saber quando ele virá. Isso pode estragar toda a percepção favorável que ele possa ter tido no momento da compra e sobre a qualidade do produto. Hoje em dia, ser capaz de agendar as entregas é uma questão de respeito aos seus consumidores, ajudando a construir com eles uma relação de confiança.
Pense na logística reversa
Problemas acontecem, são inevitáveis. Sendo assim, como você lidará caso o produto chegue com alguma avaria ou não seja o que o cliente pediu? A logística reversa é tão importante quanto a normal. Esses custos devem ser levados em conta no momento do planejamento da entrega, para que ninguém seja lesado no processo.
Assim, para assegurar que sua empresa seja capaz de entregar os aquecedores solares no prazo, é importante criar índices que meçam a qualidade do serviço de logística. Diante disso, lembre-se de pensar em sua estratégia de entrega, tendo um cuidado especial com o pós-venda. Por fim, criar prazos realistas, agendar entregas e ter uma boa logística reversa ajudarão sua empresa a se manter competitiva.
Conhece mais alguma dica para entregar aquecedores solares no prazo? Compartilhe aqui com a gente nos comentários! A Solar Minas agradece sua confiança.