Veja os benefícios que 5 países que investem em aquecimento solar estão colhendo com a sustentabilidade
O Brasil está entre os países que investem em aquecimento solar, formando os “três grandes” da energia renovável em países de economia em desenvolvimento. Junto com China e Índia, o mercado de aquecimento e energia solar no Brasil tem seguido uma tendência constante de crescimento.
Além das razões de sustentabilidade ambiental, a economicidade da adoção de sistemas que usem energias renováveis tem se mostrado cada vez mais atraente. Veja no post a seguir o que esses cinco países estão fazendo e quais os resultados do uso de aquecimento solar para cada um.
1. China
Conforme o Relatório de Tendências de Investimento em Energia Renovável de 2018 da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), os “grandes três” – China, Índia e Brasil – foram responsáveis por 63% dos investimentos em energia renovável em 2017.
A China assumiu a liderança principalmente após padecer gravemente com os efeitos da poluição e dos enormes impactos ambientais provocados pelo atual modelo energético da nação. No entanto, o país tem revertido esse quadro e atualmente é o país que mais investe em Recuperação de Áreas Degradadas, Energias Renováveis e Sustentabilidade.
A principal razão para a mudança foi econômica. As consequências da poluição para a saúde pública e para a cadeia produtiva alcançaram escalas extremamente custosas para os cofres públicos da China. Com a alteração das políticas ambientais, o país se tornou o maior mercado de energia solar do mundo.
2. Índia
Do mesmo modo que a China, a Índia, com sua população de 1,3 bilhões de habitantes, sofre com a poluição ambiental. A principal fonte de energia no país, até o início da adoção da tecnologia solar, era o carvão. Com isso, os índices de poluição atmosférica são estratosféricos.
Além disso, transformações sociais no país têm significado maior demanda por eletricidade. Diante desse cenário, a Índia passou a investir em inovação tecnológica e energias renováveis.
Semelhante ao Brasil, o país indiano tem alta incidência solar anual. Com a adoção das políticas pró-tecnologia limpa, a Índia está reduzindo os custos com geração de energia e diminuindo a poluição atmosférica no país.
3. Brasil
O Brasil já está entre os maiores investidores em energias renováveis do mundo. Uma das razões para isso foram as políticas públicas de incentivo ao uso de energias limpas, provenientes dos compromissos ambientais assumidos pelo país.
Mesmo em um cenário de crise política e econômica, o mercado de energia e aquecimento solar no Brasil se manteve em expansão. Por essa razão, tem se tornado um investimento cada vez mais interessante, pois os períodos para retorno de investimento estão se encurtando.
Para o Brasil, a principal vantagem está na segurança energética e estabilidade dos custos com o insumo energia. É que, recentemente, o país passou por uma reforma na tarifação da eletricidade. Como consequência, a eletricidade da rede pública ficou cada vez mais cara, tornando o investimento em tecnologias de eficiência energética quase uma necessidade para a empresa que quiser se manter competitiva por aqui.
4. Outros países
A classificação da ONU ranqueia os países em “desenvolvidos” ou “em desenvolvimento”, agrupando as análises em função disso. Desse modo, Estados Unidos e Japão estão entre os países de economia desenvolvida com maior quantidade se dispositivos de tecnologia solar instalados.
Com a adoção de políticas ambientais menos restritivas, os Estados Unidos retrocederam no investimento em energias renováveis em 2017. O Japão, após os desastres ambientais ocorridos em suas plantas de energia nuclear, passou a investir fortemente em energia solar.
Com isso, nos últimos anos, houve um boom de investimento em tecnologias limpas. Porém, recentemente, o país já tem se deparado com questões referentes ao impacto ambiental ocasionado pela tecnologia solar fotovoltaica.
Assim, os países que investem no aquecimento solar têm se beneficiado tanto do ponto de vista ambiental quanto social e econômico. A poluição ocasionada pelas políticas econômicas convencionais tem causado problemas de saúde pública em alguns países.
Diante disso, China, Índia e Brasil se tornaram “os três grandes” da energia renovável no mundo. Por outro lado, os países de primeiro mundo estão passando por fases de revisão das políticas e, em alguns casos, até mesmo de retrocesso ambiental.
O que achou desses benefícios trazidos pelas tecnologias solares? Quer saber mais? Então conheça em nosso artigo algumas razões para investir em energia renovável por aqui. A Solar Minas agradece sua visita.