Você quer investir em aquecimento solar, mas não sabe por onde começar? As linhas de crédito voltadas para isso podem ajudar! Hoje, com a expansão do mercado de energia solar e das políticas públicas voltadas para energias renováveis, o financiamento de partes ou da totalidade de sistemas de aquecimento é uma possibilidade atrativa. Veja no post a seguir quais financiamentos são possíveis para adquirir seu aquecedor solar.
Comece por aqui para solicitar seu financiamento
A primeira coisa a ser entendida é a diferença entre financiamento e empréstimo. O financiamento é um contrato entre uma instituição financeira (bancos, cooperativas de crédito, entre outros) cujos recursos obtidos têm destinação específica. Já o empréstimo é um contrato em que o recurso não tem destinação obrigatória.
Portanto, se você busca apoio para adquirir um equipamento solar, é interessante buscar por financiamento. As linhas de crédito ofertadas para pessoas jurídicas costumam ser:
- Investimento fixo;
- Capital de giro;
- Misto.
A modalidade a ser escolhida depende do que você busca. Para empresas recomenda-se, em geral, que os financiamentos sejam feitos para bens duráveis, como máquinas e equipamentos, por causa dos menores custos financeiros e prazos maiorreses para pagamento.
Isto porque um investimento em bens duráveis imobiliza o capital de giro, dificultando a movimentação financeira da empresa. Ao lançar mão de financiamentos, a empresa não imobilizar seu capital, podendo seguir sua estratégia de crescimento normalmente.
Note que essa decisão precisa ser analisada cuidadosamente. Há diferentes linhas de crédito para diferentes perfis. Chamamos atenção, também, para o fato de que essas linhas estão sempre mudando. Por isso, é fundamental consultar os gerentes dos bancos e instituições financeiras para mais informações.
Além disso, é importantíssimo consultar suas finanças, sejam suas pessoais ou de sua empresa, para avaliar a viabilidade do investimento e, desse modo, tomar uma decisão segura. Conheça a seguir algumas das linhas disponíveis atualmente para aquecedores solares.
Analise essas informações sobre financiamento para aquecedor solar para decidir com segurança
Reforçamos mais uma vez a importância de conhecer seu perfil e consultar os gerentes das instituições para tomar a decisão mais acertada. Conheça a seguir os tipos de financiamento disponíveis atualmente:
Banco do Brasil
- Aquisição de equipamentos solares ou serviços diretamente na loja;
- Pessoa física.
- Focado na região centro-oeste;
- Pode chegar a financiar 100% do equipamento;
- Pessoa jurídica (micro e pequena empresa).
- Pode chegar a financiar 100% do equipamento;
- Pessoa jurídica (micro e pequena empresa).
- Condição: geração de emprego e renda, pois usa recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT);
- Pode chegar a financiar 80% do equipamento;
- Pessoa jurídica (micro e pequena empresa).
- Apoio à ampliação, modernização ou recuperação da empresa;
- Pessoa jurídica (grande porte).
Caixa Econômica Federal
- Linha de crédito para aquisição de materiais de construção em lojas credenciadas; funciona como um cartão de crédito;
- Pessoa física
- Específico para empresas da cadeia produtiva do turismo;
- O investimento deve gerar emprego e renda (usa recursos do FAT);
- Pessoa jurídica (pequeno porte);
- Semelhante ao CEF Investgiro Turismo, porém específico para a modernização da empresa.
Santander
Santander CDC Eficiência Energética de Equipamentos
- Não é necessário ser correntista. Há duas linhas atualmente:
- CDC Eficiência Energética de Equipamentos
- CDC Processos Mais Limpos
- Pessoas físicas e jurídicas.
BNDES
- Específico para Microempreendedores Individuais (MEI);
- Limite de financiamento: até 1 milhão de reais.
- Condição: equipamentos devem estar cadastrados no site do BNDES;
- Pessoas jurídicas (pequenas e médias);
BRDE
- Específico para a região sul do Brasil;
- Pessoas jurídicas
Há também linhas para produtores rurais. Neste caso, as linhas disponíveis são as pertencentes ao Inovagro, que usa fundos do BNDES:
- CEF Inovagro (Caixa Econômica Federal);
- BB Inovagro (Banco do Brasil);
O BB Pronaf Eco também usa recursos do BNDES, mas destina-se exclusivamente a produtores rurais familiares.
Se você é um associado do Sicredi, poderá contar com a linha de financiamento para energia solar. Por fim, o Banco do Nordeste tem o BNB FNE Sol, oferecido a projetos da região da SUDENE (Nordeste do Brasil, Norte de Minas Gerais e Espírito Santo).
Portanto, existem várias possibilidades de financiamento para aquecedor solar, de acordo com o seu perfil. É importante notar que as taxas de juros e outros custos financeiros variam caso a caso, e deve-se analisar cuidadosamente cada uma delas para ver sua viabilidade na prática. Conheça, também, como funciona a tributação de equipamentos solares para fazer uma excelente análise financeira para o seu aquecedor. A SolarMinas agradece sua visita!