Como contratar representantes comerciais que realmente representem sua marca de aquecedor solar
Não basta ter um bom produto: é preciso saber vendê-lo. E para isso, é necessário um bom time de vendedores. Para saber se sua equipe terá bom desempenho de vendas, preste atenção desde a origem: o processo de recrutamento. Por outro lado, só a contratação adequada de profissionais com o perfil desejado não é suficiente para garantir bons resultados. Veja a seguir alguns dos maiores segredos para contratar representantes comerciais para sua empresa de aquecimento solar.
Tenha clareza dos seus processos internos antes de contratar representantes comerciais
Antes de partir para a etapa de buscar um profissional no mercado de trabalho, faça sua lição de casa: conheça seus processos internos. Ainda que cada empresa se organize à sua própria maneira, podemos raciocinar sobre ela como dividida em pelo menos quatro setores: marketing, operações, gestão de pessoas e finanças. Assim, você deve saber como essas áreas funcionam em seu caso. Conhecendo seus fluxos de trabalho, você conseguirá diagnosticar com maior clareza do que exatamente você precisa para melhorar seus resultados.
Uma vez conhecido o tipo de funcionamento de sua empresa, você poderá identificar qual o perfil do profissional que você almeja contratar. Em outras palavras, você saberá o que esperar de uma contratação. Outro ponto favorável de se organizar é que você terá maior controle a respeito dos resultados esperados. Dessa maneira, se o profissional não estiver apresentando o que você pretendia inicialmente, será possível que sejam feitos os ajustes necessários, inclusive instruindo o funcionário de maneira clara e objetiva.
Escolha um processo de recrutamento que faça sentido para sua empresa
O resultado da etapa de recrutamento dependerá muito da clareza que você tiver ao divulgar a vaga. Por isso, você deve ser estratégico na escolha das palavras-chave que envolvem seu setor. Se, por exemplo, você deseja que os representantes comerciais tenham também alguma formação técnica no assunto, especifique isso no anúncio da vaga. Para o setor de aquecimento solar, exigir conhecimentos técnicos pode ser necessário.
O ponto das palavras-chave é útil em diversas formas de recrutamento, em especial as que são feitas pela internet. Há muitos profissionais com perfis em redes sociais específicas, tais como o Linkedin. Uma boa dica, neste caso, é você criar um perfil da sua empresa nessa rede, com o intuito de informar seus potenciais candidatos a respeito de seu negócio.
Deixe claro, também, que benefícios sua empresa oferece. Dependendo do porte da empresa e da especificidade da demanda, algumas optam por contratar profissionais especialistas em prospectarem talentos, os famosos Headhunders, ou “caçadores de talentos”. Outras optam por buscarem elas mesmas através da divulgação em redes sociais, internet, jornais ou mesmo WhatsApp.
Defina quais critérios são os mais importantes
Uma vez que você conheça bem sua empresa e tenha seus processos seletivos estabelecidos, estabeleça quais critérios de seleção são os mais importantes. Isso ajudará na etapa de tomada de decisão sobre a contratação. Pode acontecer de você encontrar perfis muito semelhantes e ter dúvidas sobre qual seria a melhor decisão. Uma forma de resolver isso é estabelecer as prioridades.
Por exemplo, é mais importante que seu representante comercial se comunique bem ou que conheça os aspectos técnicos? A resposta depende do objetivo da contratação. É possível que esse funcionário precise se comunicar com outras empresas do setor. Portanto, conhecer os aspectos técnicos pode ser um fator mais importante do que alguém mais simpático. A decisão é caso a caso, e deve ser analisada com cuidado, principalmente se considerarmos os custos de contratação e demissão. Fique atento!
Crie um programa de retenção de talentos
Algumas empresas sofrem com a alta rotatividade dos funcionários. Ou seja, com um ciclo interminável de prospecção de profissionais devido à sua dificuldade em reter os funcionários por muito tempo. As razões para isso são inúmeras, mas as mais comuns são descobrir posteriormente que o profissional não tinha o perfil necessário ou que a empresa não é capaz de prover um ambiente favorável para a retenção de talentos.
Uma vez que esse processo é muito trabalhoso e caro, é melhor procurar manter o profissional em sua posição por meio de algum programa de retenção de talentos. Uma das maneiras de fazer isso é criar alguma estratégia de pagamento de salário.
Exemplo disso é a “Estratégia do 30 0 30” da Foursales Group: um salário 1) 30% menor do que a média de mercado para representantes de baixo desempenho; 2) Na média do mercado para os representantes de médio desempenho e 3) 30% acima da média do mercado para representantes comerciais de alto desempenho.
Portanto, contratar representantes comerciais depende da clareza dos seus processos, que, por sua vez, refletirá na precisão que você terá ao divulgar a vaga nas redes escolhidas. Há várias formas de divulgação de vagas, uma delas é por meio do LinkedIn. Além de tudo isso, é importante pensar maneiras de reter os talentos em sua empresa, evitando prejuízos e perdas de tempo com a busca e contratação de funcionários.
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