Veja os erros comuns no mercado de aquecimento solar e aprenda como evitá-los
Você conhece o que você vende? Você sabe que resultado espera para o próximo mês? E para daqui 1 ano? Você sabe quem é seu cliente? Seu fornecedor é confiável? Essas são algumas das perguntas mais importantes que um empresário precisa se fazer constantemente. Conheça no post a seguir erros comuns no mercado de aquecimento solar cometidos até mesmo por empresários experientes. E saiba como evitá-los!
Erros comuns no mercado de aquecimento solar:
1º erro: Falta de conhecimento de causa
Com o aumento da procura e dos incentivos para sistemas solares como um todo, muita gente entrou na onda sem conhecer o suficiente. Ainda que haja muita informação disponível na internet hoje, o conhecimento técnico específico segue sendo indispensável como nunca. Isto é, quanto mais amadores ingressam no mercado, maiores as chances de surgirem problemas com a instalação ou a prestação de serviços como um todo.
E por falar em problemas de instalação, você sabia que a inserção do sistema de aquecimento solar é um trabalho de risco? A razão disso é que envolve trabalho em altura, o que exige o cumprimento de normas técnicas específicas que visam diminuir a chance de um acidente de trabalho. Não basta subir no telhado e quebrar alguns encanamentos; é preciso conhecer onde e como fazer para evitar acidentes e danos materiais aos clientes.
Além da falta de informação técnica, o desconhecimento sobre o perfil de investimento é outro erro comum no mercado de aquecimento solar. Que dizer, muitos empresários ingressam no mercado sem conhecer o básico de análise financeira, tais como o Retorno de Investimento, Prazo de Retorno de Investimento, financiamentos, linhas de crédito, etc..
Solução: investir em educação continuada e estabelecer metas realistas.
Uma vez que o conhecimento está em constante mudança, investir em educação continuada é fundamental para assegurar a competitividade. Com isso, você poderá criar metas realistas para crescer saudavelmente no ramo de aquecimento solar e fazer planejamentos de curto, médio e longo prazo para sua empresa.
2º erro: não investir em marketing de relacionamento
O melhor marketing continua sendo o boca a boca. E o mais barato também. Isso porque o custo do marketing de relacionamento é apenas manter uma boa relação com o cliente. Para isso, você pode, por exemplo, enviar e-mails ou cartões em datas comemorativas. Pesquisas de satisfação podem ajudar você a ter uma noção de como seu cliente percebe seu atendimento. Desse modo, é possível criarem-se estratégias para melhorar a relação com o cliente e criar um bom marketing de relacionamento para a empresa.
Solução: procure seus clientes e demonstre preocupação com o bem-estar deles.
3º erro: não buscar parcerias
Todo empresário teme concorrência. Porém, uma das formas de lidar com isso é associar-se com outras empresas do mesmo ramo para criar uma rede mais ampla. Nesse sentido, buscar parcerias é uma estratégia de expansão que não custa tão caro quanto criar uma loja inteira do zero. É claro que essa decisão deve ser analisada cuidadosamente. É importante que você formalize seus acordos na forma de contratos oficializados. Além de trazer confiança para você, essa ação irá delinear os direitos e deveres de cada parceiro.
Solução: investir em filiais, revendedoras e associadas
4º erro: não conhecer o fornecedor o suficiente
Ainda que muitas informações estejam disponíveis na internet hoje em dia, nada substitui o contato pessoal. As visitas técnicas, neste caso, são uma boa medida de manutenção de relacionamento com seu fornecedor.
Dessa forma, será possível, caso necessário, tomar medidas preventivas, se, por exemplo, seu fornecedor tiver algum problema para prover seus equipamentos em tempo hábil. Isto é, permite que você execute um planejamento mais confiável, sem precisar “apagar incêndios” com imprevistos ou interrupções no provimento dos produtos.
Solução: comunique-se com seu fornecedor e marque visitas técnicas periódicas para reforçar os laços. Nada substitui o contato pessoal.
Como pudemos notar, os erros comuns no mercado de aquecimento solar referem-se à falta de conhecimento técnico e financeiro. Além disso, o marketing de relacionamento costuma ser pouco desenvolvido. A falta de comunicação com as outras áreas da cadeia de valor dos aquecedores também afeta o desempenho das vendas. Não fazer parcerias ou não conhecer o fornecedor o suficiente pode estar atrapalhando seu desenvolvimento.
E aí? Você comete algum desses erros? Compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos não errarem no mercado de aquecimento solar! Agradecemos sua visita.