Que tal ouvir esse artigo? É só clicar no botão abaixo:
Temos visto uma profusão de conteúdo a respeito de aquecimento e aquecedores solares. Mas, afinal de contas, o que é um aquecedor solar e como ele opera? No post a seguir, explicaremos o funcionamento de um aquecedor solar, além de ajudarmos você a definir melhor qual aparelho é melhor para suas necessidades.
O que é um aquecedor solar?
Essencialmente, um aquecedor solar é constituído por placas coletoras revestidas de vidro pintadas de preto e um boiler. No entanto, para a água ser aquecida por esta via, é necessário um sistema de aquecimento.
As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.
O boiler é um recipiente que serve para expor a água a ser aquecida ao calor do sol. Consiste num cilindro de cobre, inox ou polipropileno, sendo isolado termicamente com material que não agride a camada de ozônio. Complementar ao boiler é instalada uma caixa de água fria, que mantém este recipiente sempre cheio.
O aquecedor SolarMinas garante a eficiência e eficácia ao esquentar a água. Isso porque em dias de inverno ou nublados, será o reservatório térmico que irá garantir o abastecimento de água quente em sua residência. É por isso que cada projeto deverá ser feito caso a caso, para ser mais adequado às suas demandas.
Esses reservatórios térmicos terão dimensionamento realizado conforme o orçamento e a necessidade do usuário. Porém, mesmo um excelente reservatório terá limitações com o tempo.
Em dias mais frios, no entanto, haverá menor capacidade de aquecimento dos coletores. Portanto, menos água ficará aquecida em comparação a dias ensolarados. Por isso, para não faltar água quente em sua casa, é recomendado que os banhos sejam mais curtos, abrindo o registro de água quente somente conforme a necessidade até que o clima esquente novamente.
Que tipos de aquecedores existem?
Existem dois sistemas de aquecimento: os de circulação natural e circulação forçada. No primeiro, a água flui através do aparelho por convecção, isto é, a água fria “empurra” a água quente, que se torna menos densa com o aquecimento, e gera uma circulação de calor no interior do equipamento. Esses são os termossifões.
(A) Circulação natural/ termossifões; (B) Circulação forçada
https://en.wikipedia.org/wiki/Solar_water_heating#/media/File:DirectSolarSystems.jpg
Os termossifões costumam ser implantados sob ou sobre os telhados, sempre voltados para a face norte, onde há mais incidência solar no hemisfério sul. É o mais utilizado para usos residenciais, em que há menor volume de água.
O segundo sistema de aquecimento solar atualmente em uso no país é o de circulação forçada. É “forçada” porque, em razão do volume maior de água, há necessidade do uso de bombas para a distribuição da água. Fora a presença da bomba, é semelhante ao de circulação natural.
São utilizados em caso de volumes grandes de água a serem aquecidos, tais como piscinas ou fábricas. Nestes casos, também as placas coletoras devem ter o dimensionamento adequado às demandas específicas.
Existem normas técnicas que regem a construção dos aquecedores. Você pode buscar aqui informações a respeito da eficiência energética do aquecedor que está pretendendo comprar.
Qual o melhor aquecedor para mim?
Conforme mencionamos, existem normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) tanto para as etiquetas de eficiência quanto para projetos de sistemas de aquecimento solar. Antes de aprovar a implantação de um aquecedor em sua casa, certifique-se de que o projeto da empresa contratada segue essas regras.
Além disso, para definir a dimensão e as características do equipamento correto para sua residência, o consumidor deve levar em consideração o número de pessoas que moram no local, os pontos de uso de água quente e o tempo médio de banho e utilização das torneiras de água quente.
É fundamental, também, averiguar a infraestrutura existente onde você pretende instalar o aquecedor. Fatores como a estrutura do telhado, tubulações e válvulas de água quente, localização dos pontos de distribuição de água devem ser levados em consideração e pensados junto com o encanador que você contratou.
Verifique, também, se o aquecedor que você irá adquirir tem garantia e peças de reposição em caso de necessidade de manutenção. A instalação deve ser realizada por técnicos ou encanadores especializados em aquecimento solar. Não esqueça de verificar se a empresa tem credibilidade e bom atendimento ao cliente.
Se você ainda tem dúvidas a respeito do funcionamento de um aquecedor solar, deixe aqui nos comentários sua pergunta que nos certificaremos de respondê-la!