Será que o cliente tem mesmo sempre razão? Hoje em dia, com os clientes cada vez mais bem informados, os vendedores precisam fazer sua lição de casa mais do que nunca. Há várias formas de criar um ambiente favorável para as vendas prosperarem. Porém, é importante notar que treinar a equipe de vendas é, a rigor, uma forma de gestão de pessoas. Saiba mais a respeito disso lendo o post que preparamos para você a seguir!
1. Veja a si mesmo como uma empresa
Um engano que muitos profissionais cometem é de acharem que a obrigação de educá-los é da empresa para a qual trabalham. Isto é, acham que não precisam ir em busca de qualificação uma vez que estejam empregados.
Porém, independente de estar formalmente empregado ou não, a obrigação de buscar por qualificação é de todo profissional. Uma dica que ajuda é considerar a si mesmo como uma empresa. Questione-se o seguinte; “se eu fosse uma empresa, minhas ações no mercado estariam se valorizando ao longo do tempo?”. Se sua resposta foi “não”, pode ser um bom momento para começar a investir em sua própria educação.
2. Dê o exemplo
“Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Essa máxima de Gandhi está mais atual do que nunca. Diante de um cenário mercadológico muito dinâmico, o papel do líder é muito destacado. Num mundo confuso e com muitas informações disponíveis, as pessoas buscam por orientação na figura dos líderes. Se você é o gestor de uma equipe, é imprescindível que você saiba do que está falando para conseguir cativar seus funcionários.
Com isso, você estará liderando pelo exemplo, que é uma das maneiras mais eficientes de inspirar bons resultados. Portanto, eduque-se continuamente para criar uma cultura de excelência em sua equipe.
3. Assuma a responsabilidade, compartilhe a glória
Se você está na posição de liderança, você é o responsável pelos resultados alcançados. Se algum dos seus funcionários não atingiu a meta, é possível que você tenha alocado mal o talento daquela pessoa. Por isso, líderes que inspiram confiança assumem a culpa quando a desempenho não está de acordo com o esperado. Se algo não foi bem, não busque culpados. Reflita primeiro se foi um equívoco seu e demonstre humildade.
Por outro lado, se os resultados foram excelentes, compartilhe a glória amplamente. Agradeça seu time e distribua elogios, quando for o caso. Um resultado excelente é uma construção de várias pessoas, não só sua. Assim, você irá inspirar confiança em sua equipe, se sentirá motivada a melhorar seus resultados.
4. Conheça bem o que você está vendendo e incentive o engajamento
Tenha próximo de você um portfólio contendo todas as especificações técnicas do aquecedor solar que você está vendendo. Se tiver dúvidas, busque esclarecê-las com o fabricante, revendedor ou mesmo buscando na internet. Há alguns cursos online sobre aquecimento solar que você pode fazer. Também existem vídeos em canais como o YouTube e blogs de empresas especializadas.
Uma forma de manter o conhecimento sempre atualizado é usar a própria equipe para praticar. Em momento de menor atividade, você pode, por exemplo, pedir que um dos vendedores ofereça uma aula explicativa para os demais. Para gerar mais engajamento, alguns gestores incluem algum tipo de prêmio para quem tiver a melhor apresentação. Uma das formas é fazer uma “caixinha”: ao começo de toda apresentação, cada vendedor contribui com uma quantia. Ao final da rodada de apresentações, a equipe vota em qual foi a melhor e esta recebe o valor inteiro da caixinha.
5. Invista em treinamentos para a equipe de vendas
É importante que sua equipe esteja sempre bem treinada. Porém, é interessante notar que, conforme alguns estudos indicam, o “prazo de validade” de um treinamento é em torno de três meses. Quer dizer, dependendo do caso, pode ser que seu time se esqueça do treinamento por completo após três meses! Para que isso não ocorra, antes de investir em algum curso para treinar sua equipe, que o conteúdo seja de fato relevante e útil para seu ramo de atividade.
Assim, treinar a equipe de vendas para alcançar resultados excelentes é uma tarefa de gestão de pessoas. Por isso, o líder deve estar bem preparado e dar o exemplo aos demais. É importante que todos entendam que fazem parte de um processo pessoal e coletivo, investindo em sua própria educação independente da empresa. Por fim, o investimento em treinamentos deve ser decido conforme as reais necessidades da equipe, e não apenas porque é alguma espécie de modismo do momento.
O que achou dessas dicas? Bacanas? Então curta nossa página no Facebook e marque seus amigos que precisam de umas dicas de gestão de pessoas em vendas! Agradecemos sua visita.